Duas frases que você provavelmente não quer ouvir dos seus clientes e o que elas significam

Fotógrafos profissionais lidam quase que diariamente com a negociação com clientes, o que, muitas vezes, pode ser difícil. E neste contexto, as frases está muito caro e vou pensar e depois retorno estão entre as mais temidas (e, também, comuns!)… Mas você já parou para pensar no que elas, de fato, significam?

”Está muito caro”

Esta provavelmente é a mais desagradável e às vezes vem acompanhada de comentários como ”Fulano cobra bem mais barato” Mas o segredo é se manter calmo, sabendo que o cliente pode ter dito isso por diferentes motivos:

1 – Faz parte da cultura brasileira tentar algum desconto em cima do preço inicial passado ou outra vantagem;

2 – Talvez o cliente não tenha conseguido notar o real valor do seu trabalho e, por isso, acredite, de fato, que você está cobrando um preço muito alto;

3 –  Pode ser que seus preços estejam mesmo acima dos preços dos seus concorrentes. Mas isso não é pecado! Provavelmente você tem um motivo para isso, e deve saber explicar ao cliente o porquê de seu preço estar acima dos demais.

”Vou pensar e depois retorno”

Esta é certamente a frase mais comum e, normalmente, não requer grandes preocupações. Em muitos casos, o cliente realmente vai pensar; mas, em outros, ele pode ter dito isso por ”medo” ou ”vergonha” de responder logo um ”não”.

Exatamente por existir essas duas possibilidades (o cliente ainda está em dúvida OU já decidiu que não quer seu serviço, mas não teve coragem de falar), você não deve ”desanimar” totalmente ao ouvir esta frase. É válido, depois de passar a proposta, esperar uns dias e ligar novamente para o provável cliente – ”sem pressionar”, mas se colocando à disposição para maiores esclarecimentos.

Outra dica é sugerir ao provável cliente que ele dê mesmo um retorno a você, ”seja para o sim, seja para o não”; isto mostra que, de fato, você está esperando uma resposta dele. Você ”coloca-se à disposição”, mostra interesse no serviço, mas isso ”sem pressionar”, ”sem implorar” pela escolha do possível cliente.

Vale lembrar, por fim, que conhecer as características do seu público-alvo é sempre o melhor caminho para superar obstáculos e ter cada vez mais sucesso no fechamento de contratos!

8 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *