Daniel Okuyama, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers, consta em sua galeria lindas fotos premiadas em Awards e dois prêmios no The Best Wedding, em 2016 foi indicado ao Lente de Ouro como Revelação do Ano e em 2017 foi indicado ao Lente de ouro Fotógrafo do Ano Brasil.

“Estou sempre em busca de evoluir como pessoa e como profissional, acho que isso ajuda a trilhar uma trajetória com propósito. Sou apaixonado pela fotografia que transpira verdade e unir a minha paixão pela fotografia documental com a fotografia de casamento deu a identidade do meu trabalho e hoje tenho um olhar atento e apurado não apenas para tirar fotos e sim para contar a história de um dia tão especial para os noivos e sua família. Sei da importância que esse registro terá daqui alguns anos.”

 

Como entrou na fotografia?
Morei 8 anos no Japão, e comecei a fotografar lá, quando você mora num lugar diferente tudo chama sua atenção, as pessoas, os costumes, as paisagens, os lugares, a arquitetura…Tenho um grande acervo de fotos desse tempo em que eu fotografava pelo simples fato de documentar tudo o que eu via e vivia, era minha paixão e meu hobby de final de semana. Quando voltei para o Brasil em 2012, encontrei em Santos/SP um amigo que já trabalhava com fotografia de casamento e assim fui apresentado a esse ramo da fotografia.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Essa é uma pergunta que faço a mim mesmo com muita frequência. Não há certo ou errado, há gostos e gostos. Creio que uma boa foto é aquela que passe a mensagem proposta.

 

Qual será o futuro da fotografia?
É imprescindível acompanhar a evolução das câmeras, dos computadores e dos softwares. Pode se evoluir tudo, menos a essência da fotografia, que é transmitir a nossa realidade através de uma imagem.

 

Como você lida com as críticas?
Criticas são necessárias para nosso crescimento. Sempre com assertividade e um pouco de bom humor. Somos capazes de ressignificar tudo. Afinal, quem muito te critica, no fundo te admira!

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Claro que sim! Fotografar com colegas diferentes é uma ótima experiência! Ja fotografei com o Rafael Vaz, com a Daiana Fuelber, e a lista de quem eu gostaria de fotografar junto é imensa! Robison Kunz, Nei Bernardes, Múcio Albuquerque, Tati Itat, Aline Evelin, Sergio Nogueira, Fernanda Suhett e muitos outros, é só me chamar galera!

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
Já fiz! Como disse, comecei a fotografar no Japão, e adorava fotografar pelas ruas, fotografei drift, book de amigos de trabalho, voltando para o Brasil fotografei surf. Pensa em uma profissão boa!

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
O que me inspira é minha família!

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
nikon D750, Nikon D700, 24mm 2.8, 35mm 1.4, 50mm 1.4, 85mm 1.4

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Qualquer forma de aprender é muito válida. Hoje os cursos online são muito práticos, pois posso absorver conteúdo em casa ou no escritório. Mas eu prefiro a vivência dos workshops. Sabe aquela frase “fique perto dos talentos”? Participe de um workshop de um fotógrafo que admire, fique perto dele, tente ajudá-lo de alguma forma.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Procuro transmitir a energia do momento, seja emoção, felicidade, ansiedade, carinho… Sempre busco conteúdo para as minhas fotografias.

 

Você tem algum Hobbie?
Fotografia de surf e trilhas.

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Já tive a experiência de morar no exterior, apesar de todos os problemas que existem aqui, ainda escolho morar aqui no Brasil, no país onde nasci e onde mora minha família.

 

Um sonho realizado?
Viver da fotografia e construir uma família.

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Trabalho duro, humildade e dedicação.

 

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?
O que me motivou a me tornar membro do Inspiration foi as fotografias incríveis de casamento nas galerias e poder estar ao lado de grandes fotógrafos que admiro muito!

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
“Não espere para saber quem você é para começar”

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
Todos merecemos ter sucesso, mas que ele seja acompanhado de felicidade, alegria de viver, propósitos e dedicação a sua missão. Que vocês possam colocar sempre um sorriso no rosto de muitas pessoas.

 

Confira alguns trabalhos de Daniel Okuyama

www.danielokuyama.com

7 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *