Daniel Ribeiro, mora em Campo Grande – MS, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers, consta em sua galeria lindas fotos premiadas em Awards e atualmente é o fotógrafo mais premiado do estado do Mato Grosso do Sul pelo Inspiration.

“Sou Daniel Ribeiro Fotógrafo com 10 anos de carreira e a 7 com a fotografia de casamentos. Comecei com a fotografia infantil, books em estúdio e fui aprimorando dia a pós dias. Entre um casamento aqui e outro ali fui sempre muito curioso e sempre muito ambicioso. Mas minha ambição é algo muito simples, é ser feliz fotografando, criando e meu próximo passo será compartilhar com todos que precisarem todo conhecimento que guardei. Hoje sou um fotógrafo reconhecido em minha cidade em meu estado e pelo Brasil a fora. Sou um fotógrafo premiado Mundialmente com mais de 45 prêmios internacionais. As pessoas amam meu trabalho e o que faço por elas e isso me deixa mais feliz ainda.”

 

 

Como entrou na fotografia?
Na fotografia entrei por acaso. Fui fotografando aqui e ali e quando eu vi ja estava apaixonado. Nunca forcei nada na minha vida eu sou da pessoa que deixa as coisas acontecerem e fluírem. Um dia alguém olhou pra mim e disse “Nossas por que suas fotos são tão diferentes e tão lindas” neste tempo nem sonhava em virar fotógrafo mas depois que escutei essas palavras decidi de vez mergulhar de vez neste ramo maravilhoso. Comprei uma câmera e parti para fotografar infantil, 15 anos e devagarinho fui entrando nos casamentos. Sempre fui muito ambicioso eu acho a fotografia algo fantástico um mundo mágico com muita coisa para ser descoberta e estou neste caminho.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Na minha opinião a luz é essencial e saber usar não só a luz mas também as sombras é muito importante. A composição é outro item de extrema importância, precisamos compor o tempo todo e é exatamente a composição que acredito eu nestes tempos de tantos fotógrafos excelentes por ai que separa os fotógrafos que se destacam do restante. E por último acredito que a criatividade é um item de muita importância também. Precisamos ser criativos o tempo todo. O processo criativo é algo que leva muito tempo para ser lapidado mas é algo que quando esta ao seu lado e se torna vamos dizer assim parte do seu DNA vai fazer de você um profissional diferenciado.

 

Qual será o futuro da fotografia?
Eu acredito que a fotografia não vai mudar em seus modos de captura quando falamos de pessoas. Por que nós temos o poder de decisão, nós pensamos e nós escolhemos o que o que entra e o que sai de dentro de um quadro. Nós escolhemos que luz usar e nós escolhemos o momento certo. Agora quando falamos em método de entrega do material infelizmente acredito eu que muita coisa vai mudar. O mundo esta virando digital. Antigamente o cliente buscava um dvd ou até mesmo um pendrive no estúdio. Hoje eles pedem para colocar nas nuvens. O álbum está virando digital e pelo menos na minha opinião é um caminho sem volta. Agora nós fotógrafos apaixonados que somos com certeza continuaremos muito tempo por ai manuseando as tecnologias novas que estão surgindo e decidindo o momento certo de cada clique.

 

Como você lida com as críticas?
Absorvo de forma natural. A muitos anos atrás eu até achava ruim mas a gente vai amadurecendo e descobrindo que nenhuma crítica construtiva é feita por acaso. Elas nos ajudam muito, mesmo quando mesmo não gostamos mas mesmo assim procuramos entende-las.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Opaaa claro. David Beckstead. Sou fã inquestionável desta pessoa simples e que ama incondicionalmente nossa profissão.

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
No momento não. Mas sonho com fotojornalismo fora dos casamentos.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Minha família é minha inspiração. É por ela que trabalho, é por ela que acordo animado todos dias. Hoje tenho um filho que foi aceito no Inspiration com 15 anos como Video Maker (Gabriel Ribeiro) um menino que acabou de ganhar uma premiação mundial pelo IPPAWARDS e contrariando muitas regras só fotografa com celular. Tenho uma filha que toca violão e tem uma linda voz com apenas 10 anos. E tenho uma esposa que junto comigo me ajuda a vencer todas batalhas diárias. Eles sim são minha inspiração. Na minha carreira como eu disse acima eu sou uma pessoa extremamente apaixonado pela fotografia. Eu gosto de criar imagens que surpreendam meus clientes. Eu sempre senti uma energia muito grande com a fotografia. Tudo que faço em nome dela da certo pra mim. Agora tem algumas pessoas que foram meu divisor de águas na fotografia. O fotógrafo Adriano Gonçalves foi através dele que conheci aquela iluminação diferenciada com flash a bateria e foi através dele que dei o ponta pé inicial para mergulhar no mundo da iluminação. O próprio David Beckstead que tive o prazer de conhecer pessoalmente uma pessoa simples que gosta de ensinar e ajudar as pessoas deste meio. Seu estilo me agradou muito e até hoje sigo seus passos mas claro traçando meu próprio caminho. Ele é minha referência.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Atualmente trabalho com equipamentos Nikon Full Frame D800 D610 e lentes de 2.8 e 1.4 a baixo. Gosto da lente fisheye 10mm para fotografar casais por dentro da aliança ela é perfeita para isso e carrego uma macro comigo sempre para fotografar detalhes e ela me da a oportunidade de fazer algumas imagens diferentes também.

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Eu leio bastante livros a todo momento. Participo de workshops também e assisto muito bate papo com fotógrafos renomados deste Brasil a fora. Hoje as coisas estão muito mais fáceis. Você esta em casa e derrepente pinta uma live com algum fotógrafo que tem um trabalho que te interessa. Não podemos parar e precisamos estar nos atualizando o tempo todo. Acompanho blogs como Wedding Brasil, Inspiration Photographer e gosto de olhar muitas galerias de imagens de casamentos de profissionais que estão no mercado e que tenham um trabalho diferenciado, gosto também de apreciar sempre galeria de fotos premiadas.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Sem dúvida nenhuma emoção. Eu preciso que as pessoas ao verem minhas fotografias sintam algo. Eu preciso que minha fotografia mexa com as pessoas. Hoje enxergo a fotografia de uma maneira muito simples. Trabalho tranquilamente sem toda aquela preocupação de começo de carreira com equipamentos modernos e tal. Hoje me preocupo em guardar o que é simples para meus noivos. A simplicidade daquele momento certo, aquela emoção guardada, aquele sorriso, aquele abraço forte, aquele momento desconcertante e hilário. É isso que creio eu que deixam as pessoas mais felizes quando recebem o material resultante do seu trabalho e claro uma fotinha quando possível fantástica meio surreal faz bem também. Mas priorizo a simplicidade sempre.

 

Você tem algum Hobbie?
kk esta pergunta é boa… eu ja houvi muitas vezes as pessoas falando sobre isso. Um Hobbie faz bem e tal.. cara meu meu Hobbie é fotografar e amo este negócio e quando não estou fotografando eu sou mais família, sou caseiro.

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Eu não sairia do meu País. As coisas atualmente não estão fáceis para ninguém mas já tenho raiz aqui. Amo minha terra talvez o máximo que faria seria mudar para uma fazenda em um lugar que chova pouco para fotografar estrelas ao lado do meu filho. Com certeza meu nível de felicidade aumentaria.

 

Um sonho realizado?
Ter o trabalho reconhecido com certeza foi meu sonho realizado. Quando entrei neste ramo eu não imaginaria que chegaria em um nível tão bacana em tão pouco tempo. Com muito trabalho, suor e suor derramado e sempre fazendo as coisas de maneira correta chegamos lá. Temos outros sonhos ainda. Mas falta muito pouco para conquista-los.

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Humildade em escutar. Humildade em entender que nunca sabemos tudo. Ter uma família que te auxilie. Eu tive a oportunidade de conhecer o Frankie e Rosana. Quando eu bati um papo com eles eu senti neles uma energia muito bacana uma energia de marido e mulher que ralam juntos, que sofrem juntos e que conquistam sonhos juntos. Isso é Maravilhoso. Então ter uma família unida em pró de um objetivo é muito importante e aqui eu tenho a Elaine, o Gabriel e a Beatriz e com eles ao meu lado as coisas ficam muito mais fáceis. E ter muito AMOR por aquilo que você faz é acredito eu o mais importante. Trabalhem por AMOR e deixa o dinheiro em segundo plano e as coisas vão acontecer naturalmente.

 

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?
Como eu disse eu sou uma pessoa extremamente apaixonada pela fotografia. E quando você é apaixonado você quer levar seu trabalho a outro nível e quer buscar reconhecimento ou sofrer críticas também por que assim você vai aprender mais ainda. Eu tentei várias vezes entrar para o Inspiration mas sempre era recusado, mas ao invés de ficar chorando pelos cantos eu fui procurar entender o por que eu não era aceito. A simples busca por este entendimento fez minha fotografia mudar. E quando finalmente fui aceito eu comparei o que eu fazia com o que eu deixei fazer e o que eu evolui com meu trabalho. Então na minha opinião o Inspiration é uma ótima referência para quem busca se aprimorar na fotografia por que nível de que esta aqui é excelente. Hoje uso o Inspiration sempre que ganho alguma premiação na mídias sociais, e as noivinhas adoram isso é só ler os posts que elas mesmos criam e compartilham com suas fotos premiadas. Em meus emails de orçamento também faço uma citações e peço para as pessoas olharem o diretória para sentir o nível do profissional que estão contratando para seu casamento e com certeza o Inspiration uma ótima ferramenta de Marketing nós fotógrafos.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Daniel mergulhe de cabeça neste mundo da fotografia de casamento por que lá você será uma pessoa extremamente feliz e realizada. Mas um detalhe Daniel faça seu trabalho com o coração sempre em primeiro lugar.

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
A vida é feita de coisas singelas. A simplicidade esta por todos os lados e precisamos valoriza-la. E como fotógrafo é o que mais valorizo nos dias atuais tanto no trabalho com fora dele.

 

Confira alguns trabalhos de Daniel Ribeiro

 

5 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *