Wellington Fugisse, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers, consta em sua galeria lindas foto premiadas em Awards, foi eleito em 2015 Fotógrafo Top20 Brasil e em 2017 foi Indicado a Lente de Ouro com Fotógrafo do Ano Brasil.

“Sou Wellington Fugisse, 29 anos, estou no mercado de fotografia de casamento há cerca de 7 anos, tendo fotografado mais de 450 casamentos. Minha paixão por pessoas me levou até a fotografia. Ela se tornou para mim uma ponte para conhecer gente querida e suas histórias e poder compartilhar com o mundo a riqueza interior que habita dentro delas. Contar a história de alguém é uma espécie de tributo, de homenagem, é um modo especial de honrar a trajetória única de alguém e isso me encanta. Como fotógrafo, adoro o desafio de sempre em estar em busca de algo mais. O aprendizado na fotografia é um processo que não acaba nunca. Todos os dias da minha vida se tornaram oportunidades de ampliar minha percepção, de enxergar além do óbvio, de perceber as nuances e sutilezas. Minha carreira acabou voltada sobretudo para o universo dos casamentos, provavelmente porque eu acredito profundamente no casamento e vivo uma experiência linda e verdadeira em minha própria família. Sou muito feliz e realizado no meu casamento e talvez esta seja minha maior fonte e matéria prima pra fazer bem o que faço quando saio de casa para fotografar. Decidi a partir de 2012 inscrever meu trabalho para concorrer em premiações internacionais, desde então fui listado em 2013 pela associação internacional AGWPJA (Artistic Guild of Wedding Photojournalist Association) e em 2014 pela Fearless Photographers e Junebug Weddings entre os 50 melhores fotógrafos de casamento do mundo. Fui indicado pela Inspiration Photographers como Revelação do Ano em 2014, e como Fotógrafo do Ano em 2015 e 2017 para o prêmio Lente de Ouro, considerado o Oscar da fotografia nacional.Em 2017 fui palestrante do palco principal do Wedding Brasil (o maior evento de fotografia da América Latina) falando sobre Criatividade para mais de 3 mil fotógrafos. Em 2018 estarei presente como palestrante em um dos maiores eventos de fotógrafos do mundo, a Fearless Conference, na Croácia. Sou membro premiado das maiores associações internacionais de fotógrafos de casamento (Fearless, ISPWP, WPJA, AGWPJA, WPS, Inspiration Photographers) com centenas de fotos premiadas pelo mundo. Em 2015 fundei a FineArt Association, uma das maiores associações para fotógrafos da América Latina. (www.fineartassociation.com.br)”

 

Como entrou na fotografia?
Logo após meu casamento (aos 21 anos de idade), estava em dúvida entre algumas opções de carreira. Desisti de um concurso publico pra seguir a jornada na fotografia e não me arrependo nem um pouco desta decisão.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
A priori, o conhecimento sobre as bases da boa fotografia são fundamentais. Entender sobre o próprio equipamento, sobre luz, composição, conexão com as pessoas. Noções de pós produção e empreendedorismo também são fundamentais. Quando o fotógrafo começa a desenvolver tudo isso naturalmente, ele consegue acessar a parte mais importante: Fotografar a partir de sua própria alma e também conectar-se a alma das pessoas que fotografa.

 

Qual será o futuro da fotografia?
O mundo nunca consumiu tanta imagem quanto hoje, e isso só vai crescer. Vejo um futuro promissor para o ramo, mas também acredito que com o crescimento do consumo pictórico o público ficará cada dia mais exigente. Somente os profissionais mais dedicados serão mercadologicamente bem sucedidos.

 

Como você lida com as críticas?
Existem dois tipos de crítica. As com e sem fundamento. Críticas sem fundamento são vazias e despropositadas, para estas eu não dedico minha atenção. As críticas com fundamento (que geralmente vem de pessoas próximas, que compreendem seu processo e sua história) são muito bem vindas, elas me fazem refletir, repensar e mudar. Sou muito grato a Deus por ter amigos com bagagem e coragem pra me orientar e criticar, sempre que preciso.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Seria bem bacana acompanhar o processo de Historytelling do Gui Dalzoto. Adorei a palestra dele no Wedding Brasil, falando sobre o modo como tem documentado a história dos seus casais.

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
Fora meu trabalho na área de eventos, costumo documentar a rotina da minha própria família.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Eu gosto de honrar quem está perto. Quem chega junto de verdade na hora em que “o bicho pega”. Minha esposa e filha são minhas maiores fontes de inspiração, meus amigos (que também são fotógrafos aqui em Natal) Junior Barreto e Yure Richard, meus pais e também meus dois mentores na fotografia, o Rafael Benevides e a Susana Barberá.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Nikon D3s para casamentos, Nikon D700 para ensaios. Meu set de lentes: uma Sigma Art Lens 24-35mm f/2.0, uma Sigma Art Lens 35mm f/1.4, duas Nikkor 24-70mm f/2.8, uma Nikkor 85mm f/1.4, uma Nikkor 50mm f/1.4, uma Nikkor 105mm f/2.8 e uma Petzval 85mm f/2.2

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Prefiro os workshops presenciais, que dão maior acesso ao professor. De preferência as vivências mais próximas, para poucas pessoas, que aumentem esse grau de acesso. Conhecer a pessoa por trás do trabalho é o meu foco principal quando participo de um workshop.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Espero antes de transmitir, VIVENCIAR. Se eu experimento, sinto, me emociono, gargalho, choro, danço, enfim… VIVO o que as pessoas que estão diante de mim estão vivendo, a partir de tudo isso que passou por dentro de mim, consigo entregar para elas o que elas esperam de mim: a fotografia como uma máquina do tempo. Através das fotografias elas conseguirão sentir tudo o que viveram, é praticamente uma volta ao passado. Congelar um instante é um milagre, reviver um momento é um milagre. Tudo isso é um belo e impressionante milagre.

 

Você tem algum Hobbie?
Leitura, cinema e pescaria.

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
O lugar ao lado das pessoas que amo.

 

Um sonho realizado?
O nascimento da minha filhinha, Lyana.

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Acho que dentro de todos nós existe um lado mais sombrio e pessimista, e um lado mais positivo e cheio de ânimo. Todos passamos por momentos de dificuldade, tem aquelas horas que tudo parece dar errado e a vontade que dá mesmo é desistir. O maior fator que me levou a chegar até aqui foi a fé e a esperança, foi dar ouvido ao lado positivo e acreditar. Se você não desiste, emprega o seu melhor para fazer acontecer, acredita e luta com toda a sua intensidade, é inevitável que as coisas dêem certo.

 

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?
Acredito que precisamos apoiar o que é nosso! A inspiration é brasileira, começou aqui e está se espalhando pelo mundo. É motivo de orgulho pra gente. As premiações na Inspiration e em várias outras associações acompanham meu trabalho já a alguns anos e tem me ajudado a estabelecer, reforçar a minha marca e divulgar o meu estilo pelo Brasil e pelo mundo.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Não desperdice seu tempo com o que, e com quem não vale a pena. Dedique-se de todo o coração e com toda sua energia ao que, e a quem, você realmente ama.

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
Seja verdadeiro. Só o que é de verdade vale a pena.

 

Confira alguns trabalhos de Wellington Fugisse

3 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *