Como já abordamos no post anterior a fotografia tem um podem incrível de transformar as pessoas e tudo a sua volta.

A fotografia, denuncia, alegra, dramatiza, enaltece, a fotografia provoca as mais diversas reações a partir da aplicação da linguagem que o autor deseja empregar para cada situação.

A linguagem fotografia é um dos elementos da fotografia e através dela o autor pode se comunicar com o espectador que vê a fotografia.

Então podemos dizer que a fotografia é uma forma de comunicação onde não falamos com palavras mas sim com a imagem.

Na linguagem escrita para escrever corretamente você precisa entender as regras da gramatica entre outras coisas, senão você pode até escrever algo mas se usar as palavras fora do contexto as pessoas podem não entender o que você está tentando dizer.

Na fotografia se passa o mesmo, você pode saber apertar o botão e controlar a exposição para obter uma imagem, mas se não conhecer e aplicar os elementos da linguagem fotográfica suas imagens não serão entendidas e pior podem até ser mal entendidas.

Hoje quero mostrar como uma simples seleção de fotos que vai para seu blog ou redes sociais, pode formar a opinião de seu público e conduzindo a construção de sua carreira quando postadas repetidamente.

1 – FOTO RUIM:

O que é? Parece fácil dizer o que é uma fotografia ruim mas tudo depende da intenção do autor, então vamos dizer aqui que uma fotografia pode ser considerada ruim, quando não possui conceitos mínimos, como composição, foco, edição, linguagem fotográfica etc…, ou seja quando a imagem não traz nenhum conceito ou ideia clara. Pelo contrário gera uma confusão visual e conceitual, demostrando que o autor realmente não sabia o que estava fazendo, mas apenas apertou o botão sem qualquer expressão intencional.

Qual seu impacto? Este tipo de fotografia tem pouco ou nenhum impacto positivo, pois não consegue se comunicar com o expectador, podendo na maioria das vezes trazer um impacto negativo, onde o conhecimento profissional do autor é questionado.

Consequência? As consequências de uma fotografia ruim é rapidamente a perda da credibilidade profissional, trazendo uma desvalorização de seu trabalho, insegurança do cliente e consequentemente a perda de clientes para a concorrência e diminuição no fechamento de novos contratos.

2 – FOTO BOA:

O que é? Uma boa fotografia preenche os conceitos mínimos dos elementos da linguagem fotográfica como composição, foco, edição etc…, e possui Idea clara, mostrando que o autor sabia o que estava fazendo e o que queria mostrar com aquela imagem.

Qual impacto? Uma boa fotografia possui um relativo impacto positivo, que não tem muito poder de elevar a autoridade profissional do autor, mas apenas manter um certo conforto em sua reputação como profissional.

Consequência? Uma boa fotografia apesar de como o nome já diz ser um bom trabalho, tende a ser vista quase como uma obrigação de alguém que se posiciona e trabalha profissionalmente no mercado, ou seja serve para manter sua credibilidade e manter o patamar mínimo exigido para alguém que cobra para fazer determinado trabalho.

3 – MUITO BOA:

O que é? Uma fotografia considerada “muito boa” preenche muito dos conceitos e elementos da linguagem fotográfica como composição, foco, edição etc…, e possui Idea clara, mostrando que o autor sabia o que estava fazendo e o que queria mostrar com aquela imagem. E na maioria das vezes surpreendendo o expectador com ideias e conceitos que ele não esperava.

Qual impacto? Uma fotografia “muito boa” possui um grande impacto positivo e tem muito poder de elevar a autoridade profissional do autor.

Consequência? Uma fotografia muito boa aumenta sua autoridade no mercado, agrega valor, despertando a curiosidade por seu trabalho, atraindo mais clientes que se preocupam com a qualidade e o olhar do profissional, que sabe diferenciar um trabalho muito bom de um apenas bom.

 4 – EXCELENTE:

O que é? Uma fotografia considerada excelente atinge o nível mais alto no conceito da técnica e linguagem fotográfica dentro da arte da fotografia, possui uma ideia clara e primorosamente executada em todos os detalhes mostrando não apenas que o autor sabia o que estava fazendo, mas ainda que o autor conseguiu pensar além da percepção comum, criando a imagem antes de tudo em sua cabeça e utilizando de toda técnica e conhecimento para executa-la.

Qual o impacto? Uma fotografia “excelente” possui um alto impacto positivo e tem muito poder de elevar a autoridade profissional do autor e também a percepção artística de seu trabalho.

Consequências? Uma fotografia excelente aumenta sua autoridade no mercado, agrega valor, despertando a admiração por seu trabalho, atraindo mais clientes que se preocupam com a qualidade e o olhar do profissional, que sabe diferenciar um trabalho de alto nível, também atrai o olhar e respeito de outros colegas profissionais, pode conquistar prêmios e ganhar muita visibilidade na internet, ser convidada a ser publicada em revistas, blogs de noivas e de fotografia, projetando seu nome além das fronteiras de seu estado.

5 – EXCEPCIONAL:

O que é? Uma fotografia considerada excepcional ultrapassa o nível mais alto no conceito da técnica e linguagem fotográfica dentro da arte da fotografia, possui uma ideia clara e primorosamente executada em todos os detalhes mostrando não apenas que o autor sabia o que estava fazendo mas ainda que o autor conseguiu pensar além da percepção comum, indo além do obvio através de uma percepção apurada do conceito visual, social, político, cultural e artístico.

Qual Impacto? Uma fotografia “excepcional” possui o mais alto impacto positivo e tem o poder de consolidar a autoridade profissional do autor a um ponto de ser considerado um verdadeiro artista na fotografia.

Consequências? Uma fotografia excepcional  consolida sua autoridade no mercado, te proporciona o poder de estabelecer o seu próprio valor, atrai a admiração por seu trabalho, atraindo mais clientes que valorizam a arte e o olhar do profissional, que está disposta a pagar mais para ter um trabalho artístico, também atrai a admiração e respeito de profissionais de todo o mundo, certamente vai conquistar prêmios e ganhar muita visibilidade na internet, ser convidada a ser publicada em revistas, blogs de noivas e de fotografia, projetando seu nome além das fronteiras de seu país, podendo marcar o seu nome na história da fotografia em livros, biografias ou documentários.

Espero que tenham gostado!

Deixo também a dica de que uma boa maneira de saber em que nível está sua fotografia é participar ativamente de concursos de fotografia, pois uma visão de fora e imparcial sobre seu trabalho, feitas por um corpo de jurados pode te ajudar a direcionar e melhorar cada vez mais sua fotografia.

Frankie Costa, founder Inspiration Photogpaphers

Comments are closed.