O cara da golden hour

Conheça Fabiano Martins, que explora a hora mágica em fotografias de casamento

Certamente você já ouviu falar na golden hour, hora dourada, hora de ouro, certo?! O interessante é que na verdade, a hora dourada dura apenas alguns minutos, aqueles preciosos minutos do dia quando o sol está prestes a se por, em que a luz parece ter a temperatura perfeita. Fabiano Martins, fotógrafo da cidade de Videira, Oeste de Santa Catarina, conhece bem os nuances destas cores do fim da tarde. É possível ver este diferencial em algumas de suas fotos premiadas pelo Inspiration Photographers, já que o tom dourado é característica destas fotos.

FABIANO 6Fotografar durante a golden hour pode ser, além de muito bonito, altamente instrutivo, pois estas fotografias tem algumas peculiaridades, como pouca perda de detalhes nas imagens, poucas sombras e poucos picos de iluminação exagerados. Para saber a hora exata da golden hour na sua cidade, dê uma olhada neste link, bem interessante: http://www.golden-hour.com/

Conversamos com Fabiano Martins sobre fotografia, carreira e como se destacar participando de premiações.
Acompanhe abaixo:

Se você tivesse que explicar para uma noiva, em sua trajetória na fotografia, o que te torna um fotógrafo diferenciado?

Acredito que seja o amor em tudo o que faço, desde as palavras certas no primeiro atendimento online, depois o atendimento pessoal onde cuido de cada detalhe, com um cafezinho bem preparado, um cheirinho bom no escritório, músicas agradáveis e uma boa conversa focando nas histórias e nas necessidades dos noivos.
O ensaio pré-casamento é sempre leve e divertido. O dia do casamento é totalmente focado e com muita atenção a todos os detalhes desde o making of até o final da festa. A edição é minuciosa com foco no tratamento de cor de acordo com o meu estilo de tons fortes e quentes. O prazo em contrato para a entrega é de 30 dias, mas quase sempre entrego em até 15. E, por final, a entrega do trabalho é feita com muito carinho, com materiais feitos por mim, com mimos e personalizações.

 FABIANO 5

Em busca de aprimoramento, como você se atualiza/estuda/revê sua fotografia?

Ouvindo músicas, vendo filmes, lendo livros e vendo centenas de boas fotografias todos os dias, assim carrego uma enorme bagagem. Mas nunca satisfeito com os resultados, faço diariamente uma curadoria no meu próprio trabalho sendo bem crítico reconhecendo os erros e absorvendo os acertos.

Como você vê sua relação com o diretório Inspiration Photographers? O que ele significa hoje para você?

A minha entrada para o Inspiration foi um divisor de águas na minha carreira. Desde que fui aceito, passei a ser mais reconhecido e ter um certo respeito pelas noivas. Desde a minha primeira fotografia premiada passei a respeitar ainda mais a associação levando o nome dela sempre pra onde eu vou. Pra mim é uma grande oportunidade e vitrine de mostrar o meu trabalho para o mundo e contribuir para a boa fotografia de casamento.

 Fabiano-Martins-Santa-Catarina1

Como é o seu processo de tratamento de imagem? Ele parece ser um fator decisivo na sua fotografia.

Meu tratamento é muito simples, pois já fotografo em uma temperatura de cor próxima com a que eu gosto e então finalizo com contrastes, saturação e tonalização de cores. Nos ensaios, fotografo sempre que possível na ”Golden Hour’’ {próximo do por-do-sol}. Procuro sempre deixar as linhas retas, usar simetria e composições limpas nas imagens. Tudo 100% no Lightroom. Com certeza é um fator decisivo no meu trabalho, afinal, é a finalização dele. Assim como um escritor faz o rascunho e corrige no final.

Você mora no oeste de Santa Catarina. Muitos profissionais da imagem se escondem por detrás de suas cidades “menores” com desculpas para a falta de crescimento profissional. Como você vê este panorama onde existem possibilidades de destaque em qualquer cidade que você estiver trabalhando?

Não vejo grandes problemas em relação a morar em cidade pequena. Na minha opinião é até um benefício, pois na minha cidade sou muito conhecido. É mais fácil atingir um grande público com publicidades e o boca a boca funciona muito bem. Acredito que por ter um escritório de atendimento em uma boa localização da cidade, os clientes adoram vir conversar pessoalmente antes de fechar um trabalho. Diferente de cidades grandes onde por motivos de trânsito ou distância impede muitas vezes de o cliente ser atendido no seu local de atendimento.
Para conquistar clientes fora da cidade ou até mesmo do estado, também é muito fácil através das redes sociais e meu site. Único detalhe é que, por exemplo, aqui não tem praia e muitas vezes as noivas querem fazer ensaios na praia. Mas continua não sendo um problema: pra mim fazer 400km de carro, praticamente uma ou duas vezes por mês, para fazer um bom ensaio onde minha cliente ficará feliz é definitivamente aceitável. E eu volto com mais um bom trabalho.

Fabiano-Martins-2

Para saber mais:

http://inspirationphotographers.com/properties/fabiano-martins/

http://www.fabianomartins.net/

Fabiano-Martins-1FABIANO 8FABIANO 7FABIANO 3FABIANO 2FABIANO 1

3 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *